RETROSPECTIVA: O MEU ANO NO E-SPORT
- Estevam "Yrtevu" Oliveira
- 13 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2018
Há 4/5 anos mais ou menos (season 3) eu comecei a jogar um jogo com meus amigos, um joguinho fantástico que me deu varias horas de diversão. Na época eu nem sabia oque era e-Sport e acho que o cenário competitivo começava a dar seus primeiros passos. Mas porquê eu to escrevendo isso aqui? Por que até o inicio de 2017 eu só acompanhava os jogos como a maioria dos espectadores, na sua casa com seu fone de ouvido ou reunindo os amigos pra assistir como se fosse um jogo de futebol. Em 2017 foi o ano em que mais me envolvi com o e Sport, podendo ir a eventos e conhecer pessoas que se empolgam com o jogo tanto quanto eu.
Em um sábado de manhã acordo eu e vou pra sala, quando recebo a mensagem de um grande amigo me dizendo: "Cara to querendo me distrair um pouco, to indo no Bar Legends pra assistir os jogos do cblol. Anima de ir?". Até essa altura eu só tinha ouvido falar sobre o Bar Legends e nem sabia o que esperar. Mas se eu não tivesse recebido esse convite... bom talvez eu nem estivesse escrevendo esse texto aqui. Fomos conversando bastante no caminho e chegamos no lugar. Sentamos em uma mesa, fiquei meio acanhado por não conhecer ninguém, mas logo já tava gritando e zoando com todo mundo por conta da energia bacana que sentia. E por causa de um doido de risada esquisita que parecia o Ivern (hi hi hi). A partir dai fui varas vezes assistir aos jogos com essa galera, aproveitava o jogo, tirava umas fotos e trocava uma ideia com uma galera bacana. Fiz varias amizades por conta do bar legends e por conta do lol, e eu digo uma coisa, se na sua cidade tem, vai cara porquê é uma experiencia muito foda, o melhor exemplo e aquele grupo que tu tinha na escola que quando se reunia era só zoeira. Então vai porque vale muito a pena.

(Foto: Estevam Oliveira )
As semanas foram passando e chegou o momento da grande final do primeiro split, a organização do bar me convidou pra cobrir o evento. Fiquei super feliz de registrar a vitoria da RED Canids, todo mundo gritando, vibrando e eu podendo registrar todo esse momento, não só pelas fotos, mas na minha memoria. Foi de uma felicidade imensa. Sempre vou me recordar.

(Foto: Estevam Oliveira )
Nesse ano também tive a oportunidade de ir pro rio pela primeira vez pra assistir a final do Mid Season Invitational (MSI), com o mesmo amigo que me chamou pra ir no meu primeiro Bar Legends, eu fui parar numa final de um campeonato internacional. Fico até sem palavras pra dizer o quão foda foi. Ver toda a galera do estádio vibrando como louca, e ver o Faker passando a poucos metros de mim no intervalo de cada jogo me fez querer sentir essa emoção cada vez mais e mais. (Riot contrata nóis haha). Foi um bate e volta só pra ver a final e voltar pra casa, e valeu totalmente a pena. Espero algum dia voltar a fotografar um evento desse porte.

(Foto: Estevam Oliveira )
Passou o MSI, e começou um novo split do cblol. Quando fiquei sabendo que a final seria no mineirinho, na minha casa, foi de uma alegria imensa. Eu coloquei na minha cabeça: Eu tenho que assistir a final no estádio. Não podia deixar essa oportunidade passar. Tudo foi perfeito, a estrutura, a abertura com a Ahri entrando no fliperama e o show da Pentakill logo em seguida, que foi insano. Assiti a cada jogo vibrando de uma forma que nunca tinha feito na vida, era totalmente diferente de assistir no meu computador ou no bar. Eu senti a energia que cada pessoa naquele estádio emanava, ver o quanto cada pessoa lá ama esse jogo e que pelo menos pra mim, deixou de ser apenas um jogo.

(Foto: Estevam Oliveira )
E por fim teve a final do campeonato mundial, SKT X SSW. Ta certo que os horários com jogos as 03h da manhã em dias de semana estavam longe de ser bons (eram péssimos na verdade). Mas mesmo assim grande parte do pessoal que vai nas transmissões do cblol de sábado e domingo estavam lá. Foi uma das melhores coisas que aconteceu pra mim esse ano, entrar de cabeça nisso, no cenário competitivo, assistir aos jogos no bar, viajar só pra ver os grandes times jogarem. Hoje eu tenho certeza que quero trabalhar no cblol, e todas as minhas decisões a partir de agora, eu estarei fazendo pra alcançar esse objetivo. A temporada de 2018 está quase começando, e espero que seja tão boa ou melhor que a de 2017. Quem sabe no futuro a gente não seja o país sede de um campeonato mundial? Ansioso para oque o futuro me aguarda.
Show demais Tinowns! Ansioso pelas matérias de resumo da rodada!